Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta de 08:00 às 18:00
Não funcionamos aos Sábados

Central de Atendimento
(21) 3396-2409 / (21) 3396-2974
(21) 2467-1316

Informações

Tratamento da Osteoartrose por Viscossuplementação

A osteoartrose, também conhecida como Osteoartrite ou simplesmente artrose, é uma doença degenerativa, das cartilagens articulares, crônica, que afeta tanto homens quanto mulheres. A degeneração leva a destruição da cartilagem, com o aumento do atrito, da carga e da dor.Diversas articulações podem ser afetadas pela artrose. É a doença articular mais prevalente em todo o mundo. Sua etiologia é desconhecida porem alguns fatores facilitam o aparecimento da doença tais como, envelhecimento, deficiências ósseas, obesidade, doenças metabólicas ou endócrinas ou exposição constante a traumas, entre outras.

Quais as articulações mais afetadas?
Sem dúvida o joelho, principalmente por tratar-se uma articulação de carga que realiza movimentos com grande arco de movimentos e recebe muitos impactos. Quadril, coluna, ombro e dedos das mãos ou dos pés também são muito afetados. Os sintomas mais frequentes são: dor, rigidez matinal e limitação dos movimentos. Em fases mais avançadas, instabilidade da articulação acometida, ocasionando perda progressiva da qualidade de vida. Já é considerada como uma das maiores causas de faltas ao trabalho.

Qual a relação entre dor e o líquido sinovial?
O líquido sinovial preenche o espaço das articulações, contendo uma grande quantidade de Hialuronato que o torna viscoso e elástico, permitindo o deslizamento sem atrito dos ossos, lubrificando e protegendo a cartilagem e absorvendo impactos. Este líquido é produzido e renovado continuamente pelo organismo. Quando este líquido perde a capacidade viscosa, tornando-se fino, deixa de proteger e facilita o desgaste da articulação, causando atrito entre os ossos, não absorvendo mais os impactos e causando inflamação e dor.

Quais os tratamentos?
Como São as articulações mais afetadas vamos nos concentrar nos joelhos. Faça exercícios sem impacto, controle seu peso corporal, evite sobrecarga sobre os joelhos, e procure um médico em caso de dor pois quanto mais cedo iniciar o tratamento melhor. Muitos são os recursos terapêuticos tais como: analgésicos, antinflamatórios, fisioterapia, acupuntura e infiltrações intrarticulares de corticosteroides. Podendo, nos casos mais avançados, chegar a indicações de cirurgia. Todos os tratamentos trazem melhorias ao quadro de dor.

O que é a viscossuplementação?
O mais moderno e eficiente meio de tratamento da artrose é a infiltração na articulação de um líquido sintético desenvolvido em laboratório que melhora a viscosidade intrarticular ( traz de volta a viscosidade normal ), complementando o líquido sinovial reduzido, protegendo a cartilagem e melhorando a dor e mobilidade articular. tem a vantagem de poder ser aplicada pelo médico no próprio consultório com desconforto mínimo. A duração do efeito depende do grau de artrose e dos tratamentos paralelos que devem ser mantidos. Hoje já existe moderna Viscossuplementação com alta concentração, alto peso molecular e alta viscosidade. Sem origem animal reduz o risco de alergia e possibilitando grande alivio dos sintomas com apenas uma infiltração.

Dr. Ademir Fernandes Alonso
Cremerj – 52.17153.0

Cuidados com a coluna



Simulação de Viscossuplementação